O Cobiçado fica na bairro do Caxambú, na cidade de Petrópolis, seu cume fica a 1650ms, a trilha leva em média 2 hs com bom preparo. O acesso é feito por Santa Izabel. O potencial de voo é decolar e voar pertinho da Serra do Orgãos! Em uma das investidas, os pilotos pousaram aos pés do Dedo de Deus!
A trilha
A trilha tem inicio por um plantio de hortaliças da região, o caminho evolui gradativamente conforme se chega ao topo.
Tem que se ter atenção a uma bifurcação que hoje encontra-se bem sinalizada, e demarcada, o caminho é bastante bonito e a vista das montanhas da região de Itaipava e Corrêas, que fazem limite com o Parque Nacional da Serra dos Orgãos.
A decolagem e voo
A área do topo tem espaço, e facilita a abertura e montagem dos parapentes, a vegetação as vezes pode atrapalhar um pouco, normalmente fazemos a decolagem do topo, mas tem que ter habilidade pois decola-se pulando sobre algumas pedras.
Não se trata de um voo para pilotos com pouca habilidade, devido a poucas áreas de pouso abaixo da decolagem e a forte atividade térmica da região, realizamos voos com os quadrantes Norte e
Noroeste, o sentido do voo é para a baixada e boa possibilidade de XC.
A melhor investida desse H&F foi de Noroeste, o teto estava uns 800ms acima da montanha e pudemos avaliar bem como é o voo daquele lado, evitando entubar cruzamos a região do Parque Nacional pousando em Guapimirim, aos pés do Dedo de Deus.
O visual é incrível e se mostra como uma das melhores opções já pesquisadas na região, apesar da grande altitude da montanha a frente é livre de montanhas que possam oferecer rotorização e aceleração de vento, porém desaconselhamos a decolagem com vento superior a 20 km/h, pois a tirada para o pouso pode ser bem turbulenta tendo em vista que essa é feita por trás da montanha.
São diversas áreas de pouso na região da baixada, ou pode-se utilizar a área de pouso oficial de Fragoso, onde possui linha de ônibus para retorno a cidade.
Video
Um visual I-N-C-R-I-V-E-L da Serra dos Orgãos. Imperdível
URL para Vídeo: https://vimeo.com/130997061
Texto e Imagens: Flávio Dias
Desbravadores: Flávio Dias, Samuel Rocha, Marcelo Peçanha e Gustavo Russi.
Equipe Altitude Parapente.
21 de agosto de 2016
Fantástico,mestre!