Inauguração da Rampa do Parque Nacional do Itatiaia

Vista das prateleiras do parapente

Expedição “Hike and Fly” de voo livre inagura oficialmente a Rampa do Morro do Couto no Parque Nacional do Itatiaia

Pilotos montanhistas decolaram de parapente da rampa próxima ao Morro do Couto no Parque Nacional do Itatiaia (PNI), a aproximadamente 2.550m de altitude. Ganharam altura e sobrevoaram o planalto e o conjunto das Prateleiras para em seguida pousar no Vale do Paraíba próximo a estrada Rio – Caxambu. A expedição “hike and fly” com 20 montanhistas aconteceu entre os dias 25 e 27 de junho de 2021 e celebrou a abertura da rampa de voo livre dentro do PNI, a mais alta rampa de voo livre oficial do Brasil.

Como eu faço para voar no Parque Nacional do Itatiaia?

Basta adquirir um Ingresso de Visitação para Parte Alta, sem atrativos especiais. O ingresso é disponível para compra on-line no site https://parquedoitatiaia.tur.br/ingressos-2021b/.

Ao chegar na portaria da parte alta, informe sua intenção da prática do voo livre e apresente sua habilitação CBVL Nivel II ou ABP Nível II. Leia também a Norma para prática de voo livre no parque aqui.

A Rampa fica no início da trilha do Morro do Couto e conta com uma biruta para fácil identificação do Local. A caminahda leva 15 min. desde o estacionamento da portaria. O quadrante de vento é W, SW e S.

Foto aérea Itatiaia voo livre
Visal da Rampa do PNI

Contexto da prática de voo livre no PNI e demais unidades de conservação federais

A iniciativa para abertura da rampa de decolagem e prática do voo livre dentro dos limites do PNI partiu de João Simonsen, piloto e empresário de São Paulo, e contou com o apoio da administração do PNI e da comunidade de voo livre de montanha. A primeira expedição de exploração aconteceu em junho de 2016 (Relato dessa expedição está disponível aqui) e gerou um relatório positivo. Após outras expedições de avaliação, o parque decidiu por oficializar a prática da atividade e aprovou a Norma de Voo Livre em 2019, publicada em 2020 e disponível em: https://parquedoitatiaia.tur.br/doc/Norma-voo-livre-18-05-2019.pdf .

Na mesma direção, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade publicou em 14 de junho de 2021 a Instrução Normativa para regulamentar e facilitar a prática do voo livre em quaisquer unidades de conservação federais, facilitando muito para os administradores dos parques e os pilotos de voo livre se articularem para abertura de mais pontos de decolagem em unidades de conservação de todo o Brasil. A Instrução Normativa pode ser encontrada aqui: https://www.in.gov.br/web/dou/-/instrucao-normativa-n-4-gabin/icmbio-de-10-de-junho-de-2021-325384071 .

Ambos os documentos apresentam um grande passo para o voo livre e outras atividades de montanha no Brasil. Até 2015 o voo livre não era permitido dentro PNI e, hoje, além de permitido e regulamentado, a atividade é incentivada, visto todo apoio a expedição.

Nota de agradecimento

Nós, pilotos e participantes da expedição “Hike and Fly” realizada em junho de 2021 abaixo listados, agradecemos o apoio e carinho recebidos da administração do Parque Nacional do Itatiaia, nas pessoas de Luiz Aragão, Leonardo Cândido e de toda equipe de guarda parques.

Nosso parecer sobre a localização da rampa reforça a avaliação inicial: a localização é adequada para decolagens em direção ao Vale do Paraíba, o acesso é facilitado pela trilha que segue para o Morro do Couto e a rampa permite que o piloto aborte a decolagem com segurança se necessário. O visual da Serra Fina, do Morro do Couto e das Prateleiras é incrível.

Como sugestão de melhorias recomendamos que a área de decolagem receba manejo a fim de remover o excedente de vegetação que possa enroscar nas linhas de parapente ou prejudicar a corrida de decolagem.

Parabenizamos a iniciativa de João Simonsen e especialmente o pioneirismo do PNI na regulamentação da prática que nos permitiu voar e vislumbrar do alto as montanhas mais marcantes da Serra da Mantiqueira. Contem conosco.

Membros da expedição “Hike and Fly” de Junho 2021 que assinam este documento:

Ale Silva
Bruno Marques Guimarães
Charlles Nixson de Lima Passos
Claudia Martins
Claudio Romagnolo
Daniel Nobuo Uno
Fábio Ferreira “Pé”
Guilherme Lemos “Cabelo”
João Simonsen
Joaquim Locks Silva “Joca”
Leandro Estevam  “Montoya” – Organizador
Lucca Martins Lemos
Luka Romagnolo
Marcelo Coelho Lopes
Marcia Santos Souza
Marjorie Jahn Locks
Renata Martins
Renato da Cunha Marques
Ricardo da Costa Rui
Rodrigo Santos da Silva

São Paulo, 29 de junho de 2021

Video da expedição Hike and Fly Itataia 2021:
Produzido por Guilherme Lemos:

Montanhista, Piloto de parapente e entusiasta do Hike and Fly. Primeiro a decolar do Pico da Neblina, montanha mais alta do Brasil! Editor do primeiro site dedicado a modalidade no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *