Equipamentos para seu estilo de Hike and Fly

Equipamentos para seu estilo de hike and Fly

Qual é o seu estilo de hike and fly?

Apesar de relatos dos primeiros voos de uma asa retangular e flexível datarem de meados da década de 60, foi só em 1985 que o voo de parapente foi oficialmente reconhecido como esporte pela Federação Francesa de Voo a Vela. De lá pra cá, praticamente tudo mudou no parapente: desenho, construção, materiais, técnica e tecnologia; permanecendo inalterados apenas o prazer de voar e a busca constante pela evolução do esporte.

Claro, é nos equipamentos que vemos a maior mudança, principalmente nos últimos dez anos. Além da evolução tecnológica natural de materiais como tecidos e linhas; outro grande avanço foi o uso de supercomputadores para o projeto das estruturas internas complexas, melhorando muito o desempenho dos velames.
Obviamente, nós esportistas e consumidores, procuramos sempre resolver a equação custo x performance x segurança escolhendo corretamente nossos equipamentos.
Como o assunto aqui é o Hike and Fly, listamos neste artigo algumas opções de equipamentos específicos da modalidade, separados em algumas “sub-modalidades” ou se você preferir, em diferentes “estilos”.

Mas o que é exatamente o Hike and Fly?

O Hike and Fly basicamente é a prática do voo livre de parapente sem o uso de um automóvel para o acesso às rampas de decolagem, de forma que o praticante deve caminhar ou escalar até o topo da montanha carregando seu próprio equipamento.
Obviamente existem inúmeras variações do que pode ser chamado de “Hike and Fly”; desde uma caminhada tranquila por estrada para uma rampa clássica de voo livre, a qual poderia ser acessada por carro; ou até a escalada de grandes montanhas nos Alpes ou Himalaias para uma decolagem do cume.
Obviamente entre estes extremos existe uma enorme nuance de variações de dificuldade física e complexidade técnica da investida, mas, definitivamente, é da postura como montanhista que nasce o voador de Hike and Fly.
E por falar em montanhistas, é cada dia maior o número de montanhistas já conhecidos que começaram a ver no parapente uma excelente opção de “descida” depois de grande parte de suas escaladas e podem ter certeza que, o que está abrindo as portas para essa grande mudança, são justamente os equipamentos extremamente leves e seguros que citamos a seguir.

1- ULTRA LIGHT HIKE AND FLY

Se você é daqueles que quer apenas voltar à base da montanha depois de uma escalada técnica ou de um hike super pesado, o PESO é sua principal preocupação, então esse é o equipamento ideal para você.

Vela – NIVIUK SKIN 3 P (EN/LTF B) – 1800g


Selete – NIVIUK ROAMER P – 197g

Impressionante um peso total do equipamento de apenas 1997g em pouco mais de 10 litros de volume na mochila.
Obviamente não estamos aqui considerando um paraquedas reserva e container, ou qualquer equipamento de navegação, comunicação, bem como capacete, entre outros equipamentos de proteção passiva. Mas se você quer subir a Pedra da Mina ou o Mont Blanc e descer voando ao pôr do sol, com certeza essa é a pedida!

2- LIGHT HIKE AND FLY

Esta é uma sugestão de equipamento também super leve, porém com uma vela de performance de voo um pouco melhor, uma selete com proteção passiva, espaço de mochila para acessórios, entre outros, o que faz deste setup um bom equipamento para seu Hike and Fly do “dia a dia”.

Vela – NOVA DOUBLE SKIN (EN/LTF A) – 2100g

Selete – SKYWALK BREEZE – 2100g

Peso total do equipamento 4.2kg

3- PERFORMANCE HIKE AND FLY

E se você é daqueles que quer subir uma montanha com seu equipamento nas costas e ainda mandar um voo de mais de 100km naquele dia especial, então esse é o seu equipamento! Um vela de excelente performance de voo, fabricada com materiais mais leves e menor volume na mochila. Selete carenada com melhor proteção térmica e aerodinâmica, além de maior conforto e um a posição de pilotagem mais adequada ao longos voos de cross country.

Vela – NOVA Mentor 6 Light – 4200g


Selete – NEO Stay Up – 1790g

Peso Total do equipamento 5.99kg

Paraquedas Reserva para hike and fly

Em todos os setups acima não consideramos um sistema de Paraquedas Reserva, portanto uma opção para qualquer um dos 3 equipamentos seria:

Paraquedas reserva – NIVIUK Octagon2 – 1.4Kg
Container do reserva – NIVIUK Rescue ventral pod Kase 244g

Peso Total do reserva – 1.65kg

Algumas considerações sobre os equipamentos de Hike and Fly.

DURABILIDADE ainda é um tabu muito grande entre os voadores mais clássicos, os quais têm a percepção de que a durabilidade dos equipamentos mais leves é menor. Este é um grande equívoco, uma vez que a garantia dos fabricantes, bem como a recomendação de “horas de voo” é exatamente a mesma nos equipamentos “normais” ou “light”.
Obviamente um tecido light é mais sensível ao atrito, ou as linhas mais finas e sem capa, mais sensíveis a enroscar em galhos, mas vamos combinar que ficar arrastando a vela no solo ou arborizar não está nos planos de qualquer voador. Seria o mesmo que dizer que uma bike de uma fibra de carbono ultra fina é pior porque quebra mais fácil ao cair. Duvido da mesma forma que cair esteja nos planos de qualquer ciclista!

COMEÇE JÁ A VOAR

O primeiro passo para começar no Hike and Fly é mudar sua postura quanto ao voo. Comece na sua rampa mais usual, deixe o carro ao lado do pouso e suba caminhando.
Aos poucos passe a subir montanhas de fácil decolagem, ao mesmo tempo em que vai adquirindo aos poucos os equipamentos específicos para o Hike and Fly.
Com o tempo e o equipamento mais leve, parta para subidas mais longas e difíceis, com decolagens mais complexas em condições mais delicadas, mas sempre respeitando seu limite técnico e físico, tanto na subida como no voo de parapente.
Quanto melhor você se sentir bem fisicamente e adaptado às rampas mais difíceis, você passará a aproveitar a montanha de forma muito mais completa!

Para quem vai começar do zero, indicamos a escola de para pilotos Fly Limit, em Atibaia, de Edu Morais, também colaborador aqui no site.

Bons voos!

Alê Silva

1 Comment

  1. Jose gomes
    6 de julho de 2022

    Prazer em fazer parte dessa equipe.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *